Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

18/10/2016 - Mais uma reunião se realizou na

sede da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, das Associações convidadas dos vários Municípios, estiveram presentes: o GEAL - Museu da Lourinhã, a Associação Arméria e a Associação Patrimonium Peniche, o Planalto das Cesaredas esteve em foco ... obrigada a todos os presentes !

 

13/10/2016 - Hoje pelas 10 H, realizou-se uma terceira reunião na sede da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, tendo estado presentes os Municípios do Bombarral, Lourinhã e Óbidos, assim como a empresa Quarternaire, o futuro do Planalto das Cesaredas esteve na ordem do dia.

 

 

19/09/2016 - Na passada segunda-feira, pelas 10 H, realizou-se uma segunda reunião na sede da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, tendo estado presentes os Municípios do Bombarral, Lourinhã e Óbidos, o Planalto das Cesaredas esteve como assunto na ordem do dia, para breve mais novidades ...

 

 

20/08/2016 - A noite de sábado, foi muito agradável para os participantes deste passeio que foi iluminado pela lua que incidiu sobre a Paisagem Natural do Planalto das Cesaredas. Os participantes do II Passeio Pedestre Nocturno usufruíram de um ambiente especial permitindo sentir as brisas, os sons, os aromas e o luar. Uma passeio diferente a repetir no Planalto das Cesaredas.

 

18/08/2016 - Hoje realizou-se a reunião na nossa sede afim de analisarmos a participação na Candidatura ao Projecto Intermunicipal na PI 6.3 - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial para a Região Oeste no período 2014-2020 - Planalto das Cesaredas, que contou com a presença dos Municípios de Lourinhã e Bombarral, estiveram ausentes os Municípios de Óbidos e Peniche.

 

 

11/08/2016 - Hoje dia 11 (Quinta-feira) de Agosto, recebemos na nossa sede um Grupo de crianças da Associação O PETIZ, tendo sido uma manhã muito pedagógica em várias áreas, o Planalto das Cesaredas esteve em foco !

 

15/05/2016- Hoje fomos visitar a Colónia de anacamptis pyramidalis existentes no Planalto das Cesaredas, são flores que são simplesmente "LINDAS".

 

06/03/2016- Acordar a Primavera foi hoje quase assim... meia centena de amantes da natureza percorreram alguns kilometros de caminhos rurais no Planalto das Cesaredas, o ar fresco da manhã, a beleza da natureza e os salpicos de chuva à mistura, tornou a caminhada em momentos saudáveis de se viver em plena harmonia com a natureza. Agradecemos a todos aqueles que nos acompanharam em mais uma iniciativa da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas.

 

 

 21/02/2016- Hoje a convite da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas reuniram em Cesaredas as Associações:

- Associação Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche,
- Associação C.R. Desportiva Cesaredas,
- Associação de Espeleologia de Óbidos,
- CRASM - Centro de Recuperação Animais Selvagens - Quercus,
- GEAL - Museu da Lourinhã,
- Lourambi - Associação Ambiental
- Nabuc - Centro de Estudos Históricos da Lourinhã,
- Patrimónium - Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche.
Uma reunião histórica para o Planalto das Cesaredas, com grandes desafios pela frente.
A todos os que participaram, os nossos agradecimentos pela presença.

 

17/01/2016 - O Planalto das Cesaredas esteve hoje em destaque nesta Grande Prova de BTT, um percurso com vários desafios para os amantes das 2 rodas, onde os participantes eram surpreendidos pela natureza e onde se respirava saúde ... Obrigada a todos que colaboraram ou participaram neste 1º Grande Prémio de BTT.

 

10/01/2016 - Realizou-se esta manhã a 1ª Grande Prova de Atletismo do Planalto das Cesaredas, inserida na 24ª edição do Troféu Municipal de Atletismo da Lourinhã.

Uma organização conjunta entre a Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, Junta de Freguesia de Reguengo Grande e Município da Lourinhã, marcado pelas celebrações do primeiro ano de existência da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas.

 

 

 -------------------------------------------  2016 -------------------------------------------------

 

06/12/2015 - E foi assim que se realizou a Assembleia Geral da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, uma sessão ao ar livre, com um bonito sol, na sede da Associação, no Planalto das Cesaredas. O ambicioso Plano de Actividades e Orçamento para 2016 foi aprovado por unanimidade, com várias actividades a realizar já em breve ...

 

 

14/09/2015 a 18/09/2015- Está patente no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, a Exposição de fotografia "Planalto das Cesaredas, um Ex-líbris a descobrir", iniciativa da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas que conta conta com fotos dos fotógrafos Ana Luz , Victor Maia e João Edgar , visita a não perder ...

 

 

22/08/2015 - 19:30 H o CRASM - Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto veio ao Planalto das Cesaredas libertar dois Mochos-Galegos já recuperados para serem devolvidos à natureza.

 

 

31/07/2015 - Um Passeio Pedestre diferente para apreciar a natureza noturna do Planalto das Cesaredas...

 

 ----------------------------------------------------------------------------------------------

30/04 a 03/05/2015 - A Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas participa na Expo Lourinhã, promovendo o Planalto das Cesaredas nassuas várias vertentes.

 

 

 

 ----------------------------------------------------------------------------------------------

 

21/03/2015 - - Assinalamos O DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS, oferecendo a 20 e 23 de Março aos Municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche árvores autóctones, neste caso o Sobreiro, porquê ?

Fique a saber um pouco mais sobre este dia e vai compreender a nossa iniciativa ...

O que é uma Floresta Autóctone?

É uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos Sobreiros, dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, etc.

Porque devemos dar importância às florestas autóctones?

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;
Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos;
As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, muitas delas também em vias de extinção;
As florestas autóctones exercem um importante papel na regulação e melhoria do clima, bem como no sequestro de carbono da atmosfera contribuindo para a redução do efeito estufa.
Regulam o ciclo hidrológico e a qualidade da água, formam solo e servem ainda de matéria-prima a produtos fundamentais na vida quotidiana;
As florestas autóctones, embora de crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais;
Este aspecto, aliado ao fato destas espécies possuírem períodos de exploração mais longos, permitem o cumprimento dos objectivos de retenção de carbono previstos no protocolo de Quioto.

----------------------------------------------------------------------------------------------

 

01/03/2015 - A convite da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, o CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto visitou o Planalto das Cesaredas, tendo em conta que há um interesse mútuo em partilhar futuras actividades. A Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas está a contactar outras Associações da região, tenho em conta um interesse comum, o Planalto das Cesaredas.